Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Coca Cola e a osteoporose

Quantos já não ouviram falar que o refrigerante de cola, mais especificamente a COCA COLA, causa osteoporose (A osteoporose é uma doença que atinge os ossos)? Muitas pessoas me alertam sobre isso justamente porque eu bebo muuita coca. Então decidi procurar mais a respeito e encontrei o artigo abaixo no site da Coca Cola Brasil. Leiam e tirem suas dúvidas .


O consumo de refrigerantes, inclusive refrigerantes de cola, não causa osteoporose. A Sociedade Nacional de Osteoporose dos E.U.A. esclarece que as medidas preventivas mais importantes para prevenção da osteoporose são o consumo de quantidades adequadas (no mínimo 1 g de cálcio por dia para um adulto) de alimentos ricos em cálcio (exemplos: leite e seus derivados), exercício físico regular, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Desbalanceamento hormonal também pode causar osteoporose. Pessoas que sofrem de osteoporose devem consultar seu médico.
Em relação às notícias que relacionaram o consumo de refrigerantes de cola com a osteoporose a partir da divulgação do Framingham Osteoporosis Study, é importante esclarecer que as evidências científicas não confirmam que o fosfato, usado na forma de ácido fosfórico em alguns refrigerantes, possui efeito negativo na saúde óssea. De qualquer forma, refrigerantes de cola fornecem apenas 3% do total de fósforo consumido em média pelas pessoas, sendo as maiores fontes desta substância as carnes, os cereais, o leite e seus subprodutos.
Os consumidores podem continuar a consumir refrigerantes, sem excesso, como parte de uma dieta balanceada, na qual todos devem incluir o consumo mínimo de dois litros de líquidos por dia para manterem-se adequadamente hidratados.
E segue abaixo outro artigo também retirado do site da coca cola Brasil.
Todo refrigerante contém uma pequena quantidade de ácido de grau alimentar. Os mais usados são o ácido cítrico e o ácido fosfórico. Estas bebidas não têm acidez suficiente para causar danos aos tecidos do organismo. Ácidos estão presentes, também em pequenas quantidades, em alimentos como sucos de laranja, abacaxi, limão, maçã e uva e em muitos outros. O próprio suco gástrico, presente no estômago e que é muito importante no processo de digestão de alimentos, é um ácido bem mais forte que aqueles dos refrigerantes, sucos e de outros alimentos. O consumo de refrigerantes não causa problemas ósseos. As causas primárias do enfraquecimento ósseo são a ingestão insuficiente de cálcio, o desequilíbrio hormonal, a falta de atividade física e o processo normal de envelhecimento. O boato que "um dente colocado em um copo de refrigerante desaparece" é equivocado. Esta não é uma situação da vida real. Os dentes na boca, estão vivos e não mortos. Eles ficam expostos ao refrigerante e outros alimentos ácidos por curto período e não dias, pois a saliva remove seus resíduos. O efeito sobre o esmalte dos dentes é grandemente reduzido. Além disto, a saliva contém minerais tais como o cálcio e o fósforo, que repõe as perdas minerais normais do esmalte. Esta proteção natural é perdida quando um dente extraído é colocado em um copo de líquido. Ainda que os refrigerantes sejam ácidos, sob condições normais eles não são mais ácidos que alguns sucos. Já os ossos não são nunca expostos diretamente aos alimentos e bebidas que ingerimos, não havendo relação entre enfraquecimento ósseo e consumo de refrigerantes.
Bom isso é tudo e para maiores informações, e também para esclarecer suas dúvidas sobre outros boatos sobre a coca cliquem aqui
Bom mesmo que seja verdade, viva a felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário